Hoje: 18-12-2024
Página escrita por Rubem Queiroz Cobra
Site original: www.cobra.pages.nom.br
Boyle, Robert. Nascido a 25 janeiro 1627 em Lismore, condado Waterford, Irlanda, faleceu em 30 de Dezembro de 1691 em Londres.
Boyle estudou no Colégio de Eton de 1835 a 1639. Leu trabalhos de Galileu quando em uma excursão europeia de cinco anos com um tutor particular, iniciada em 1639 quando tinha 12 anos de idade. Depois da excursão, gasta na maior parte na Suíça, retornou a Dorset, na Inglaterra, onde começou seu trabalho científico experimental e escreveu ensaios morais. A partir de 1656 viveu em Oxford onde colaborou com Hooke.
Considerado um dos fundadores da química moderna fez contribuições importantes à física e à química e é melhor conhecido pela “lei de Boyle” (às vezes chamada “lei de Mariotte”) que descreve um gás ideal e estabelece que, a temperatura constante o volume de um gás é inversamente proporcional à pressão.
Boyle tinha preocupações religiosas, sustentando que o estudo científico da natureza era um dever religioso; foi um membro fundador da Sociedade Real de Londres. Publicou resultados sobre as propriedades físicas do ar através desta sociedade. A lei de Boyle aparece em um apêndice escrito em 1661 ao trabalho New Experiments Physio-Mechanicall, Touching the Spring of the Air and its Effects, de 1660. No The Sceptical Chymist, de 1661, Boyle discorre contra o ponto de vista de Aristóteles sobre os quatro elementos terra, ar, fogo e água. Argumentou que a matéria era composta de corpúsculos os quais eles mesmos eram construídos diferentemente a partir de diferentes configurações de partículas preliminares. Seu trabalho em química foi orientado no sentido de estabelecê-la como uma ciência matemática baseada em uma teoria mecanicista da matéria. Boyle influenciou a Newton e a muitos cientistas posteriores.
Rubem Queiroz Cobra
Página lançada em 00-00-1997.
Para citar este texto: Cobra, Rubem Queiroz – NOTAS: Vultos e episódios da Época Moderna. Site www.cobra.pages.nom.br, Internet, Brasília, 1997.