Hoje: 23-11-2024
Página escrita por Rubem Queiroz Cobra
Site original: www.cobra.pages.nom.br
Afirmei que a disciplina maturidade não estaria no âmbito da pedagogia e que deveria ser assumida pela psiquiatria experimental. No entanto, a pedagogia investe pesadamente no ensino e desenvolvimento da maturidade nas crianças e nos jovens, não só nas escolas como também por meio de várias práticas didáticas. Faz uso de jogos e conversas e promove eventos com o objetivo de despertar nos alunos todas as características da pessoa madura.
Tomando como exemplo o caso do discernimento – um dos pilares da maturidade –, a Educação procura levar a pessoa a fazer o uso amplo de sua aptidão para discriminar e identificar, enquanto a disciplina maturidade será mais profunda, e buscará fazer crescer essa aptidão em si mesma.
Outro exemplo é o esporte. A pedagogia recomenda que se dê atenção ao esporte como ferramenta importante para arejar a mente, levar a capacidade mental do indivíduo aos seus limites, para mantê-lo competitivo, ambicioso e forte para sustentar atitudes elogiáveis, ante as quais a maior parte das pessoas recua. O próprio estudo depende de uma determinação para cumprir horários, realizar leituras etc.
A disciplina maturidade que está, diferentemente, interessada especificamente em descobrir as raízes da determinação e em métodos para aumentá-la, não buscará promover sua aplicação mais ampla como a Pedagogia faz, mas sim em torná-la mais capaz e profunda. Portanto, não são dois aspectos da mesma tarefa, mas duas tarefas e duas disciplinas.
Veja, por favor, as páginas vinculadas: “A Maturidade Como Disciplina Acadêmica” e “Áreas de Pesquisas“.
Rubem Queiroz Cobra
Página lançada em 07-02-2022.
Direitos reservados.
Para citar este texto: Cobra, Rubem Q. – Campo específico da disciplina Maturidade. Site www.cobra.pages.nom.br, Internet, Brasília, 2022.