Hoje: 21-11-2024
Página escrita por Rubem Queiroz Cobra
Site original: www.cobra.pages.nom.br
Alfred Binet. Nascido em 8 de julho de 1857 em Nice, e falecido em 18 de outubro de 1911 em Paris, Alfred Binet, teve importante papel no desenvolvimento da psicologia experimental na França e deu uma contribuição fundamental à avaliação da inteligência através de testes desenhados para esse fim. Em 1878 abandonou uma projetada carreira em Direito para dedicar-se à medicina. Seu primeiro interesse foi a experimentação com métodos de associação de idéias (associativismo), objeto de seu livro La Psychologie du raisonnement (1886; “A Psicologia do raciocínio”).
Binet passou a trabalhar no laboratório de pesquisa da Sorbonne em 1891 e foi seu diretor de 1895 a 1911. A partir de então procurou desenvolver testes de avaliação da inteligência e habilidades do indivíduo. Criando com grande engenhosidade procedimentos simples que podiam ser aplicados a estudantes nas escolas primárias, desenvolveu testes que utilizavam não mais que papel e lápis, figuras e objetos portáteis. Em 1895 ele fundou o jornal L’Anne’e Psychologique (“O ano psicológico”), a fim de divulgar sua pesquisa e de seus associados. Na mesma ocasião ele abriu um laboratório em Paris, para estudo do comportamento da criança e do ensino experimental. Em 1903 publicou L’ttude experimentale de l’intelligence, com base na observação das características mentais de suas duas filhas.
O uso que fez de pinturas, manchas de tinta, e outros recursos visuais levaram, mais tarde, ao desenvolvimento dos testes projetivos, nos quais as conclusões são tiradas da interpretação que a pessoa faz do material visual apresentado.
Rubem Queiroz Cobra
Página lançada em 20-04-2003.
Direitos reservados.
Para citar este texto: Cobra, Rubem Q. – Educação e Comportamento: Resumos Biográficos. Site www.cobra.pages.nom.br, Internet, Brasília, 2003.