Hoje: 21-11-2024
Página escrita por Rubem Queiroz Cobra
Site original: www.cobra.pages.nom.br
Colégio fundado no início do século XIV (1336 ou 1339) com o nome “Colégio de Hubant” – e existiu na Rue de la Montagne-Sainte-Geneviève. O colégio passou a ser conhecido depois por Colégio da Ave Maria, devido a ter essa invocação gravada em letras douradas na porta do estabelecimento.
Como muitos outros Colégios da Universidade de Paris, era um estabelecimento para abrigar estudantes originários do interior do reino. Seu fundador foi Jean de Hubant, um parisiense rico mas de origem humilde, natural do povoado de Hubant, do município de Grenois na região de Varzy. Homem piedoso, conselheiro do Parlamento de Paris, por ter origem humilde conhecia as dificuldades das pessoas pobres para frequentarem escolas de nível superior.
O colégio, além das acomodações de pensionato, possuía salas de aula, onde professores lecionavam disciplinas, em geral preparatórias para os cursos superiores da universidade. Seu capelão, além das suas funções religiosas, era responsável pela gestão financeira e material do Colégio.
O fundador morreu em 1350 e foi sepultado na capela do Colégio.
O Colégio da Ave Maria foi anexado ao Colégio Luís-o-Grande, (Louis-le-Grand) em 1767. Posteriormente confiscado pelo Estado, como aconteceu a todos os colégios de sua categoria à época da Revolução Francesa. O prédio foi vendido em 1810.
Rubem Queiroz Cobra
Página lançada em 15-01-2011.
Direitos reservados.
Para citar este texto: Cobra, Rubem Q. – Colégio da Ave Maria. Site www.cobra.pages.nom.br, INTERNET, Brasília, 2011.