Hoje: 21-12-2024
Página escrita por Rubem Queiroz Cobra
Site original: www.cobra.pages.nom.br
Este colégio teve origem no Colégio de Laon, pela divisão deste em Laon e Presles. O colégio original foi fundado por o Guy, cônego da Diocese de Laon, e Raoul de Presles, secretário de Filipe O Belo, em 1314, na rua de La Montagne-Sainte-Geniève, e era destinado a receber os estudantes pobres das dioceses de Laon e de Soissons. Devido a desencontros na administração e a uma revolta dos alunos, os dois fundadores decidiram, em 1323, se separar. O Cônego continuou com o Colégio de Laon, e Raoul de Presles criou o novo estabelecimento com o seu nome, mas também conhecido por Colégio de Soissons, na rua dos Carmelitas (rue dês Carmes) número 6, na época ainda com o nome de Santo Hilário (Saint Hilaire), no quartier Saint Jacques.
No Collège de Prèsles lecionou o célebre professor Pierre de la Ramée (Petrus Ramus), protestante calvinista. Por ocasião do massacre de São Bartolomeu, iniciado na noite da data de comemoração daquele Santo, La Ramée se escondeu, para evitar a morte, em uma das salas do colégio. Descoberto, ele quis negociar sua liberdade, seus assassinos pegaram o dinheiro do resgate e o mataram pela espada. Seu corpo foi lançado no pátio do colégio. Seu cadáver foi arrastado na lama pelos alunos enquanto gritavam insultos.
O colégio de Presles foi administrativamente reunido, em 1764, ao Colégio Luis-le-Grand. Tornado propriedade nacional, o antigo estabelecimento, fundado pelo secretário de Philippe Le Bell, foi vendido durante a Revolução.
Rubem Queiroz Cobra
Página lançada em 05-03-2011.
Direitos reservados.
Para citar este texto: Cobra, Rubem Q. – Colégio de Presles. Site www.cobra.pages.nom.br, INTERNET, Brasília, 2011.