Hoje: 21-01-2025
Página escrita por Rubem Queiroz Cobra
Site original: www.cobra.pages.nom.br
Granville Stanley Hall (1844-1924), psicólogo americano introdutor da psicanálise nos Estados Unidos, criador da psicologia da criança e fundador da Associação Americana de Psicologia, e o primeiro a ter o grau de doutor (PhD) em psicologia no país. Sua formação em psicologia incluiu um estágio com o famoso psicólogo Wundt, em Leipzig. Retornando em 1883 aos Estados Unidos, foi professor na Universidade Johns Hopkins, onde organizou o laboratório de psicologia. Em 1887 fundou o American Journal of Psychology.
Dois anos depois, em 1889, foi convidado para ser o primeiro presidente da Clark University, fundada em Worcester, Massachusetts. Em 1892 liderou a fundação da American Psychological Association. Tornou-se conhecido por aplicar-se intensamente ao estudo do desenvolvimento da criança, o que estimulou a preocupação com a psicologia educacional infantil nos Estados Unidos. Sua obra principal de expenso título, Adolescence: Its Psychology and Its Relation to Physiology, Anthropology, Sociology, Sex, Crime, Religion, and Education (“Adolescência: sua psicologia e relação com a fisiologia, antropologia, sociologia, sexo, crime, religião e educação”), foi publicada em 1904, em dois volumes.
Stanley Hall envidou esforços para trazer Sigmund Freud aos Estados Unidos a fim de tornar sua doutrina e seus métodos conhecidos na América. O convite feito em 1908 foi atendido por Freud em 1909, vindo ele e seus dois principais colaboradores, Jung e Firenczi. As palestras realizadas por Freud na Universidade Clark ficaram conhecidas como “The Clark Lectures” (“As Cartas de Clark”).
Rubem Queiroz Cobra
Página lançada em 20/04/2003.
Direitos reservados.
Para citar este texto: Cobra, Rubem Q. – Stanley Hall: Resumo Biográfico. Site www.cobra.pages.nom.br, Internet, Brasília, 2003.