Hoje: 22-12-2024
Página escrita por Rubem Queiroz Cobra
Site original: www.cobra.pages.nom.br
John Stuart Mill, filho mais velho do filósofo James Mill, nasceu em Londres a 0 de maio de 1806. Educado por seu pai, estudou Aristóteles, Hobbes, Platão, Jeremy Bentham, Ricardo e Adam Smith ainda na idade de 12 anos.
Adotou especialmente o pensamento de Bentham, expresso no livro Introduction to the Principles of Morals and Legislation (Introdução aos princípios da moral e da legislação – 1789) de que o objetivo de toda conduta e da propria legislaão deve ser “a maior felicidade para o maior número de pessoas”. Ainda adolescente fundou um grupo de discussão chamado Utilitarian Society (Sociedade Utilitarista).
Escreveu artigos para o Westminster Review, um jornal fundado por Jeremy Bentham e por seu pai James Mill e para ooutros períodicos, inclusive o Morning Chronicle e o Parliamentary History & Review.
Em 1834 Mill fundou o London Review e dois anos depois adquiriu o Westminster Review.
Casado em 1849 com Harriet Taylor, viuva de John Taylor, publicou com seu nome, por desejo da mulher, no Westminster Review do qual se tornara o proprietário, The Enfranchisement of Women e fez o mesmo com outro artigo de autoria dela publicado no Morning Chronicle em 1851. Em ambos advogavam novas leis para proteger as mulheres de maridos violentos. Discordavam sobre o segredo do voto, Harriet favorável a que o voto fosse público, para que ninguem fugisse da resposabilidade de suas escolhas. Harriet Taylor faleceu em 1854.
Mill escreveu um grande número de livros em filosofia e economia, entre eles A System of Logic (1843), Principles of Political Economy (1848), On Liberty (1859), Considerations on Representative Government (1861) and Utilitarianism (1861).
Membro da Câmara dos Comuns em 1865 John Stuart Mill fez campanha por reformas no Parlamento e em 1866 apoiou uma petição formulada por Barbara Bodichon, Emily Davies, Elizabeth Garrett and Dorothea Beale em favor do voto feminino. Mill propos a respectiva emenda constitucional que daria às mulheres os mesmos direitos políticos dos homens, mas o projeto foi derrotado por ampla maioria de votos.
Após deixar o Parlamento em 1868 Mill concluiu, com a ajuda de sua filha Helen Taylor, o livro The Subjection of Women (A Sujeição da mulher) publicado em 1869. Veio a falecer a 8 de maio de 1873.
Rubem Queiroz Cobra
Página lançada em 00-00-1999.
Direitos reservados.
Para citar este texto: Cobra, Rubem Q. – NOTAS: Vultos e episódios da Época Contemporânea. Site www.cobra.pages.nom.br, Internet, Brasília, 1999.