Hoje: 30-10-2024
Página escrita por Rubem Queiroz Cobra
Site original: www.cobra.pages.nom.br
Adriano VI (1459-1523) nascido Adrian Florensz Boeiens em Utrecht, Holanda, em 1459,– foi o único papa holandês. Filho de pais pobres e piedosos que lhe deram educação fundamentalmente religiosa, favorecida depois pela ajuda financeira de Margarete de York, duquesa da Burgundia, que lhe permitiu o doutorado em teologia na universidade de Louvain em 1491. Tornou-se professor na mesma universidade e teve o intelectual humanista Erasmo como um de seus alunos. Chanceler da universidade, duas vezes reitor, conselheiro da duquesa Margarete sua protetora, foi escolhido em 1507 pelo Imperador Maximiliano para tutor de seu neto e herdeiro Carlos I, que seria depois o imperador Charles V.
Enviado por Maximiliano à Espanha em 1515, foi feito vice-rei juntamente com o reformador Cardeal Francisco Ximénez de Cisneros. Foi então nomeado bispo de Tortosa em 1516, feito cardeal em 1517 e grande Inquisidor da Espanha. Com a morte de Ximénez assumiu sua parte como único Vice-Rei.
Foi eleito papa em agosto de 1522, e ao fim desse mês chegou em Roma, onde se propôs fazer reformas austeras na corte papal. Teve que imediatamente enviar socorro a Rodes, ameaçada pelos turcos, que terminaram por conquistá-la. Uma epidemia de peste fez os cardeais deixarem Roma o que paralisou a Cúria Romana. Quando a epidemia parecia superada Adriano pode reunir-se com os primeiros auxiliares a retornar a Roma, mas ele próprio adoeceu e veio a falecer em setembro de 1523.
Rubem Queiroz Cobra
Página lançada em 00-00-1997.
Direitos reservados.
Para citar este texto: Cobra, Rubem Q. – Vultos e episódios da Época Moderna. Site www.cobra.pages.nom.br, Internet, Brasília, 1997.