Hoje: 21-11-2024
Página escrita por Rubem Queiroz Cobra
Site original: www.cobra.pages.nom.br
Boyneburg, Johann Christian, Barão de (Freiherr von), estadista e intelectual alemão nascido em 1622 e falecido em 1672 que trabalhou pela conciliação entre o Imperador Habsburgo católico e os príncipes protestantes alemães envolvidos nos conflitos da Guerra dos Trinta Anos entre católicos, luteranos e calvinistas.
Educado como luterano, Boyneburgo estudou em Jena (1638-43) e depois na universidade de Helmstedt (1643-44). Foi juiz na Corte de Mainz (Mogúncia) por convite do arcebispo-eleitor Johann Philipp von Schönborn e primeiro ministro, com a condição de se converter ao catolicismo (1653). Foi o principal negociador da “Liga do Reno” (1658), pela qual alguns estados alemães, católicos e protestantes, garantiram a proteção da França contra atos do Imperador do Sacro Império Germânico Leopoldo I. Perdeu muito de seu prestígio em Mainz ao ser acusado, em 1664, por suspeita de duplicidade de interesses nessas questões, apesar de ter sido provada sua inocência. A partir de então cuidou menos de política, dedicando-se à pesquisa e troca de correspondência com intelectuais e cientistas.
Rubem Queiroz Cobra
Página lançada em 00-00-1997.
Para citar este texto: Cobra, Rubem Queiroz – NOTAS: Vultos e episódios da Época Moderna. Site www.cobra.pages.nom.br, Internet, Brasília, 1997.