Hoje: 22-12-2024
Página escrita por Rubem Queiroz Cobra
Site original: www.cobra.pages.nom.br
Clavius, Christopher, (Al.1538-It.1612), foi o astrônomo jesuíta que ajudou o papa Gregory XIII a introduzir o que é chamado agora o calendário gregoriano. Clavius entrou para a ordem Jesuíta em 1555 e recebeu sua instrução dentro da Ordem. Frequentou a universidade de Coimbra em Portugal. Depois foi para a Itália e estudou teologia no Colégio Romano mantido pelos jesuítas em Roma.
Após os estudos permaneceu no Colégio Romano como professor de matemática. Na verdade, à exceção de um período em Nápoles em torno de 1596 e uma visita à Espanha em 1597, haveria de continuar professor no Colégio Romano para o resto de sua vida.
A regra do ano bissexto do calendário Juliano criava 3 bissextos em cada período de 385 anos, um avanço demasiado em relação ao tempo natural. Em consequência, a ocorrência real dos equinócios e dos solstícios moveu-se lentamente afastando-se de suas datas de calendário. A data do equinócio da primavera determina a data da Páscoa e por isso a igreja começou a pressionar para a reforma.
Clavius propôs que a quarta-feira, 4 de outubro de 1582, antigo calendário Juliano em uso, fosse seguida por quinta-feira, 15 de outubro de 1582, novo calendário gregoriano. Propôs que os anos bissextos ocorressem nos anos exatamente divisíveis por quatro, salvo os anos terminando em 00 que teriam que ser divisíveis por 400 para que fossem bissextos. Esta regra é usada ainda hoje e é tão exata que nenhuma reforma adicional do calendário será necessária por muitos séculos.
Viète não gostou do calendário de Clavius e os povos de Frankfurt se amotinaram contra o papa e os matemáticos que, eles acreditavam, conspiravam juntos para roubar-lhes 11 dias. Clavius escreveu Novi calendarii romani apologia (Apologia do novo calendário romano”) (1595) justificando as reformas do novo calendário, defendendo-as contra esses ataques.
Embora Clavius produzisse pouca matemática dele mesmo, ele fez mais do que qualquer outro intelectual alemão do século 16 para promover o conhecimento da matemática. Clavius era talentoso professor e escritor de livros didáticos. Produziu uma versão de elementos de Euclides em 1574 o qual contem ideias próprias. Um outro livro bem escrito foi a Álgebra (1608). Seus livros de aritmética foram usados por muitos matemáticos incluindo Leibniz e Descartes. Clavius produziu vários instrumentos. Ele trabalhou em um instrumento para medir frações dos ângulos. Também projetou relógios solares e desenvolveu um quadrante para o uso em agrimensura.
Rubem Queiroz Cobra
Página lançada em 00-00-1997.
Para citar este texto: Cobra, Rubem Queiroz – NOTAS: Vultos e episódios da Época Moderna. Site www.cobra.pages.nom.br, Internet, Brasília, 1997.