Hoje: 22-01-2025
Página escrita por Rubem Queiroz Cobra
Site original: www.cobra.pages.nom.br
Gomarus, Franciscus (Francis Gommer), nascido na Bélgica em 1563 e falecido na Holanda em 1641. Teólogo calvinista e professor, centro de uma disputa dentro da Igreja Reformada Holandesa sobre a predestinação.
Gomarus foi pastor de uma igreja Holandesa Reformada em Frankfurt-am-Main de 1587 a 1593, quando sua congregação foi dispersada por uma perseguição aos protestantes. Em 1594 foi nomeado professor de teologia em Leiden. Quando Arminius (vide acima) também se tornou professor ali e aos poucos se colocou contrário à ideia da predestinação da salvação, Gomarus liderou os seus oponentes.
Gomarus sustentava o ponto de vista calvinista rígido de que aqueles eleitos para a salvação tinham já sido escolhidos antes da queda de Adão, enquanto Arminius admitia a possibilidade de que cada homem ser potencialmente um membro dos eleitos.
Gomarus debateu as ideias de Arminius perante a assembléia dos estados gerais da Holanda em 1608, e foi um dos cinco ortodoxos que discutiram com cinco arminianos na mesma assembleia em 1609. Mais tarde professor em Saumur e em Groninguen, teve participação proeminente no Sínodo de Dordrecht em 1618 como um oponente dos arminianos, os quais foram condenados pelos delegados do sínodo.
Rubem Queiroz Cobra
Página lançada em 00-00-1997.
Para citar este texto: Cobra, Rubem Queiroz – NOTAS: Vultos e episódios da Época Moderna. Site www.cobra.pages.nom.br, Internet, Brasília, 1997.