Hoje: 20-01-2025
Página escrita por Rubem Queiroz Cobra
Site original: www.cobra.pages.nom.br
Henrique III reina de 1574 a 1589. Filho de Henrique II e Catarina de Medici, nasceu em 1551 e faleceu assassinado em 1589. Era o filho favorito, o que melindrava seu irmão que veio a ser Charles IX. A mãe Catarina de Medici planejou a noite de São Bartolomeu (24 de agosto de 1572), um massacre de protestantes. Foi por breve tempo rei eleito da Polônia, voltando para a França (1574) para assumir o trono após a morte do irmão Charles IX. Casou dois dias depois de coroado (1575) com Louise de Vaudémont, mas não teve filhos.
A corte francesa de Henrique III era bastante livre, quanto aos costumes. O rei tinha por amigos um grupo de rapazes bonitos que chamava “meus pequenos” (mignons), com os quais se entregava a divertimentos suspeitos. Extravagante, Henrique III levou as finanças do reino à ruína; por todo o seu reinado a França esteve mergulhada na guerra das religiões, católicos contra huguenotes (simplesmente protestantes, não se sabe a origem do nome), e ele sempre em dificuldades com a Santa Liga fundada pelos católicos e liderada por Henrique, duque de Guise, devido a concessões feitas aos protestantes. Fugiu de um levante da Liga em Paris, refugiando-se em Chartres. Mandou assassinar o Duque de Guise e o irmão dele, o cardeal de Lorraine em 1588.
Henrique III uniu-se a Henrique de Navarra, líder protestante, fazendo com ele, em 1589, o cerco a Paris, que era uma fortaleza da Liga. Foi então assassinado a facadas por Jacques Clément, um frade Jacobino fanático que conseguiu surpreendê-lo em uma audiência. Ao morrer reconheceu Henrique de Navarra seu sucessor.
Rubem Queiroz Cobra
Página lançada em 00-00-1997.
Para citar este texto: Cobra, Rubem Queiroz – NOTAS: Vultos e episódios da Época Moderna. Site www.cobra.pages.nom.br, Internet, Brasília, 1997.