Hoje: 21-01-2025
Página escrita por Rubem Queiroz Cobra
Site original: www.cobra.pages.nom.br
Richelieu. A França do Cardeal Richelieu, época de Luís XIII, corresponde ao período mais fértil da vida intelectual francesa na primeira metade da Época Moderna. A política de Richelieu teve repercussão em toda a Europa.
A inquietação religiosa e as disputas entre Católicos e Protestantes havia arrefecido na França, graças ao édito de Nantes, promulgado em 1598 por Henrique IV. Morto em 1610 por um fanático (o mesmo havia acontecido a seu pai Henrique III em 1589), Henrique IV foi sucedido por Luiz XIII. Os conflitos religiosos reacendem e a nobreza se impõe na corte diminuindo a autoridade do rei.
Ministro de Luís XIII, Richelieu derrota os protestantes e os nobres e desenvolve a economia da França. Para tal, atribuiu toda sorte de privilégios e monopólios aos negociantes e industriais e ampliou o comércio marítimo. Com essa política, multiplicaram-se as fábricas e expandiu-se o comércio, resultando uma época de grande prosperidade para a nação. O cardeal e o rei morrem respectivamente em 1642 e 1643
Luís XIV (1638-1715), que viria a ser símbolo da monarquia absoluta clássica, sucedeu o pai, Luís XIII, em 1643 mas até 1661 esteve sob a regência do Cardeal Mazarino.
Rubem Queiroz Cobra
Página lançada em 00-00-1997.
Para citar este texto: Cobra, Rubem Queiroz – NOTAS: Vultos e episódios da Época Moderna. Site www.cobra.pages.nom.br, Internet, Brasília, 1997.