Hoje: 21-01-2025
Página escrita por Rubem Queiroz Cobra
Site original: www.cobra.pages.nom.br
Verri, Conde Pietro, nascido em Milão em 1728 e falecido lá em 1797. Depois de estudar em Monza, Roma, e Parma, ele entrou para o exército austríaco. Retornando a Milão, dedicou-se ao estudo da administração e economia política. Foi o vice-presidente (1772), e o presidente (1780), da Câmara dos Condes, mas retirou-se para a vida privada em 1786.
Suas teorias são um meio termo entre o fisiocratismo e as teorias de Adam Smith. Ele advogava a divisão das grandes propriedades em favor de pequenas posses. Seu maior mérito é haver formulado e sustentado a teoria de demanda e suprimento, em defesa da qual ele manteve uma controvérsia com Melchiorre Gioia. Seus trabalhos foram impressos na coleção Custodi Scrittori classici italiani di economia politica (Milão, 1803-16) e, em parte, na Biblioteca del’Economista de Ferrara (Turim, 1852).
Com seu irmão Alessandro (1741-1816), o filósofo Beccaria e outros, Verri fundou a Società del Caffè, na qual os principais problemas da filosofia, da economia e literatura eram debatidos. Suas principais obras são: Meditazioni sull’economia politica (Leghorn, 1771), traduzida para o francês e o alemão; Discorsi sull’ indole del piacere e del dolore, sulla felicità e sulla economia politica (Milão, 1781); Riflessioni sulle leggi vincolanti principalmente nel commercio dei grani (Milão, 1796); Memorie storiche sull’ economia politica nelo stato di Milano (publicado postumamente). Ele escreveu também peças dramáticas e algumas notas sobre cunhagem de moeda no território de Milão.
Rubem Queiroz Cobra
Página lançada em 1997.
Direitos reservados.
Para citar este texto: Cobra, Rubem Queiroz – FILOSOFIA MODERNA: Resumos Biográficos. Site www.cobra.pages.nom.br, INTERNET, Brasília, 1997.