Robert Hooke

Hoje: 25-04-2024

Página escrita por Rubem Queiroz Cobra
Site original: www.cobra.pages.nom.br

Hooke, Robert, nascido a 18 de julho de 1635 em Freshwater, ilha de Wight, Inglaterra, faleceu em 3 de março de 1702 em Londres. Hooke estudou em Westminster onde aprendeu latim e grego, mas ao contrário de seus contemporâneos ele nunca escreveu em latim. Em 1653 foi para o Christ College, em Oxford onde encontrou com Boyle. Em 1655 foi empregado por Boyle para construir sua bomba de ar. Em 1660 descobriu a lei da elasticidade que tomou seu nome.

Hooke trabalhou no sistema ótico, no movimento harmônico simples e resistência de materiais. Por 30 anos, a partir de 1665, foi professor de geometria no Gresham College, em Londres. Nesse ano granjeou fama com o seu livro Micrographia, com belos desenhos dos objetos por ele vistos ao microscópio que ele próprio havia construído. O livro continha também várias descobertas biológicas fundamentais.

Hooke inventou o pêndulo cônico e foi a primeira pessoa a construir um telescópio de reflexão. Fez observações astronômicas importantes, inclusive o fato de Júpiter girar sobre seu eixo e seus desenhos de Marte foram usados mais tarde para determinar seu período da rotação. Em 1666 propôs que a gravidade poderia ser medida usando um pêndulo.

Além de seu posto de professor de geometria no Gresham College, Hooke ocupou o posto de agrimensor ou topógrafo da cidade. Foi um arquiteto muito competente e participou do projeto de reconstrução de Londres após o grande incêndio de 1666.

Em 1672 Hooke tentou provar que a Terra move-se em uma elipse em volta do sol e seis anos mais tarde propôs lei da inversão quadrada da gravitação para explicar os movimentos planetários. Sua reivindicação da prioridade sobre a descoberta dessa lei conduziu a uma disputa amarga com Newton o qual em conseqüência, removeu do seu Principia todas as referências a Hooke.

Rubem Queiroz Cobra

Página lançada em 00-00-1997.

Para citar este texto: Cobra, Rubem Queiroz – NOTAS: Vultos e episódios da Época Moderna. Site www.cobra.pages.nom.br, Internet, Brasília, 1997.