Hoje:

Resumos biográficos

CONTACTO              

 

Página escrita por
Rubem Queiroz Cobra
Site original: www.cobra.pages.nom.br

Saint-Denis, Charles de Marguetel de, senhor de Saint-Évremond, nascido na França em 1613, faleceu em 1703 em Londres. Filósofo moralista e escritor. Seguiu a carreira militar na juventude, distinguiu-se na guerra da Fronde (1648-53), leal a XIV e seu ministro Cardeal Mazarino. Acidentalmente uma carta sua criticando o "Tratado dos Pirineus" feito por Mazarino (1659) veio a publico, obrigando-o a fugir para não ser preso. Asilou-se na Inglaterra onde foi bem recebido por Carlos II que passara a juventude exilado em França e cuja corte em Paris Saint-Évremond com certeza freqüentou. Viveu o restante de sua vida em Londres, exceto por uma viagem à Holanda de 1665 a 1670, durante a qual se tornou amigo de Guilherme III, Príncipe de Orange e futuro rei da Inglaterra.

A produção literária de Saint-Denis tornou-se conhecida apenas após sua morte, quando publicada em 1705; são poemas e uma comédia em versos Les Académiciens (1643) e Sir Politick Would-Be (1664) em prosa, discursos e cartas satíricas, e crítica literária voltada contra o dogmatismo, advogando a tolerância religiosa, e com apelo ao bom senso, incluindo uma série de escritos de ética que justificam um hedonismo moderado e prudente.

R.Q.Cobra
Doutor em Geologia
e bacharel em Filosofia

1997

Para citar este texto: Cobra, Rubem Queiroz - FILOSOFIA MODERNA: Resumos Biográficos. Site www.cobra.pages.nom.br, INTERNET, Brasília, 1997 ("www.geocities.com/cobra_pages" é "Mirror Site" de www.cobra.pages.nom.br).