Hoje:

Vultos e episódios da Época Moderna

CONTACTO              

 

Página escrita por
Rubem Queiroz Cobra
Site original: www.cobra.pages.nom.br

Snell, Willebrord van Roijen. Nascido em 1580 em Leyden, Países Baixos, faleceu na mesma cidade em 30 outubro 1626. Willebrord Snell estudou Direito na universidade Leyden. Porém, muito interessado em matemática, e ensinou essa disciplina mesmo enquanto foi estudante de leis. A começar de aproximadamente 1600 viajou a vários países europeus, principalmente discutindo astronomia. Em 1602 foi a Paris onde continuou seus estudos. Recebeu seu diploma em Leyden em 1607. O pai de Snell, Rudolph Snell (1546-1613), foi professor da matemática em Leyden e, em 1604, Willebrord visitou com ele a Suiça.

Em 1613 Snell sucedeu seu pai como o professor da matemática na universidade de Leyden. Em 1617 publicou Eratosthenes Batavus, no qual propõe seu método de triangulação para medir a terra; fundando assim a Geodesia.

Snell melhorou também o método clássico para calcular os valores aproximados de pi por meio de polígonos. Embora descobrisse em 1621 a lei do refração, uma base do sistema ótico geométrico moderno, não a publicou e somente em 1703 ela tornou-se conhecida quando Huygens publicou o resultado de Snell em Dioptrica. Snell descobriu também a lei do seno, e estudou a loxodrômia, o trajeto na esfera que faz ângulo constante com os meridianos. Isto aparece no Tiphys batavus publicado em 1624, um trabalho de Tiphys em que estudou a navegação.

R.Q.Cobra
Doutor em Geologia
e bacharel em Filosofia.
1997

Para citar este texto: Cobra, Rubem Queiroz - NOTAS: Vultos e episódios da Época Moderna. Site www.cobra.pages.nom.br, INTERNET, Brasília, 1997 ("www.geocities.com/cobra_pages" é "Mirror Site" de www.cobra.pages.nom.br).