COBRA PAGES
e seus objetivos

reg.

COBRA PAGES: páginas em Educação e Cultura:
Filosofia - Comportamento - Boas Maneiras e Etiqueta - Teatro Pedagógico - Contos - Restauro - Genealogia - Cientistas - Livros do Autor - Contacto - ÍNDICE

 

Perguntas
mais freqüentes

Quem somos

 

 

NOVIDADES DO SITE

Os Condes de Assumar

Página escrita por
Rubem Queiroz Cobra
Site original: www.cobra.pages.nom.br

Sinopse - PESSOAS CITADAS - A Autora - Condes de Assumar - Opiniões sobre o livro

 

Dom Pedro Miguel de Almeida Portugal, 2º Conde de Assumar e 1º Marquês de Alorna

Foto Portugal
Dicionário histórico

 Doutor Manuel Artur de Fraga Norton, 5º Barão de São Roque, conhecido e respeitado genealogista e heraldista português, é o Autor de Dom Pedro Miguel de Almeida Portugal, livro que trata da genealogia da família Alorna e da ascendência pela linha masculina de Dom Pedro Miguel de Almeida Portugal, Conde de Assumar. É também autor de As armas da família van der hagen (1990), família da qual descendem os "Silveira", e A heráldica em Portugal, de 2002. Atualmente é Assessor Principal da Universidade do Minho e Investigador nas áreas da genealogia e heráldica. Como heraldista de reconhecido saber e senso estético, desenhou as Armas para muitos municípios de Portugal, e entidades como Câmaras municipais, cidades, Universidades, e outras entidades públicas e privadas inclusive de outros países.

*

Omitidos os títulos menos importantes dos principais da família, e de acordo com Manuel Artur Norton em seu livro Dom Pedro Miguel de Almeida Portugal (Ed. Agência Geral do Ultramar, Lisboa, 1967 p. 348 a 359), entendemos assim a genealogia dos Condes de Assumar e Alorna:

V - D. JOÃO DE ALMEIDA PORTUGAL (1663-1738)

1º. Conde de Assumar. Esteve na Índia com seu pai, com a patente de Capítão-de-Mar-e-Guerra; membro da Academia Real de História; casado com sua prima coirmã D. Isabel de Castro, filha de D. João de Mascarenhas, 2°. Conde de Torre; 1°. Marquês de Fronteira, e de D. Madalena de Castro.

Tiveram:

      1(VI)  D. Pedro Miguel de Almeida Portugal, q.s.s.

     2(VI) Dª. Madalena Bruna de Almeida Portugal e Castro.(1689-1729), casada com D. Tomás de Noronha, 5º Conde de Arcos de Valdevez, filho de D. Marcos de Noronha. 4.0 Conde de Arcos de Valdevez, e D. Maria Josefa de Távora. c.g,

     3(VI) Dª. Luísa do Pilar e Noronha, religiosa nas Capuchas Descalças da Madre de Deus em Lisboa.

   4(VI) D. Diogo Fernandes de Almeida Portugal (1698-1752), doutorado em Cânones, Deputado da Inquisição de Lisboa; membro da Academia Real da História .

     5(VI) D. Francisco de Almeida Portugal Mascarenhas (1701-1745), Arcediago de S. Pedro de França, no bispado de Viseu, Deputado da Inquisição de Lisboa,  e membro da Acadamia Real da História.

      6(VI) D. António de Almeida Portugal (1705-1754), Arcedíaco de Valdiga na Sé de Lamego; Monsenhor Prelatício da Igreja Patriarcal de Lisboa. .

     7(VI) D. José de Almeida Portugal. Cavaleiro Professo na Ordem de Malta, n.1714).

VI - D. PEDRO MIGUEL DE ALMEIDA PORTUGAL (1688-1756)

Foi o  2º. Conde de Assumar e 1°. Marquês  de Alorna., Director-General da Cavalaria do Reino. Governador e Capitão-General de S. Paulo e Minas Gerais no Brasil, e Vice-Rei na Índia. Membro da Academia Real da História; casado com D. Maria José de Nazaré de Lancastre, filha de D. Luís de Lancastre, 4º. Conde de Vila Nova de Portímão e de Dª. Madalena Teresa de Noronha.

Tiveram:

      1(VII) D. João de Almeida Portugal, n. 1715, falecido criança..

      2(VII} D. José de Almeida Portugal, n. 1717 falecido criança

     3(VII) Dª. Ana de Almeida Portugal n. 1723, casou com D. Lourenço de Noronha governador na Índia e em Moçambique, filho de D. Marcos de Noronha, 4º Conde de Arcos de Valdevez e de Dª Maria Josefa de Távora. Com geração.

      4(VII) Dª. Isabel de Almeida Portugal (1724-1726).

     5(VII) Dª. Madalena Josefa de Almeida Portugal (1725-1742), casada com D. Bernardo de Castro Noronha e Lancastre, filho de D. Francisco José de Almada Castro e Noronha, e de Dª Guiomar Francisca de Vasconcelos. s.g.

      6(VII) D. João de Almeida Portugal, q.s.s.

     7(VII) Dª. Maria Isabel de Almeida Portugal, n.1730, Freira no Mosteiro de N. Sr.n da Conceição dos Car­deais, usando o nome de Teresa Maria de Jesus.

     8(VII) D, Luís de Almeida Portugal, n. 1731. Estudou em França e nunca mais voltou a Portugal.

      9(VII) Dª. Francisca Paula de Almeida Portugal (1734-1736).

    10(VII) D. Fernando de Almeida Portugal, n.1737. Estudou em França.

    11(VII) D. Diogo de Almeida Portugal (1939-1740).

VII - D. JOÃO DE ALMEIDA PORTUGAL (1726-1802)

Foi o 2.º Marquês de Alorna, 3º. Conde de Assumar. Esteve preso no Forte da Junqueira de 1758 a 1777, sem qualquer culpa formada para sua detenção; membro da Academia Real da História; casado com D. Leonor de Lorena e Távora, filha herdeira de Francisco Assis de Távora. 3.° Conde de Alvor, Vice-Rei na Índia, Diretor-General da Cavalaria. do Reino; e de Dª. Leonor Tomásia de Távora, 6ª Condessa de S. João da Pesqueira. 3ª. Marquesa de Távora.

Tiveram:

     l(VIII) Dª. Leonor de Almeida Portugal (1750-1839), poetisa conhecida por Alcipe, casou com Carlos Pedro Maria José Augusto, Conde Oeyenhausen-Groewenbourg, na Áustria, deixando extensa descendência.

     2(VIII) Dª. Maria Rita de Almeida Portugal (1751-1786), escritora romântica conhecida por Dafne, casou com Dom Luís Antônio da Câmara, deixando extensa descendência..

     3(VIII) D. Pedro José de Almeida Portugal, q.s.s.

VIII - D. PEDRO JOSÉ DE ALMEIDA PORTUGAL (1754-1813)

Foi o 3.° Marquês de Alorna. 4.° Conde de Assumar, Grande Oficial da Legião de Honra de França. Fez a Campanha da Rússia (1813) como Tenente-General. Autor do livro Reflexões sobre o Systema Econômico do Exército; casado com  D. Henriqueta Júlia Gabriela da Cunha, filha de Manuel José Carlos da Cunha e Távora. 6º. Conde de S. Vicente, e de Dª. Luísa Caetana de Lorena.

Tiveram:

     l(IX) D. João de Almeida Portugal (1786-1805), 5.° Conde de Assumar,  faleceu de uma queda de cavalo; s.g,

     2(IX) D, Miguel de Almeida Portugal (1787-1806), 6.° Conde de Assumar, faleceu afogado num tanque do jardim do Quartel-General em Borba; s.g,

Se há um link nesta página que não está funcionando, por favor, avise-me. Insira em sua mensagem o TÍTULO da página onde encontrou o link defeituoso. Fico-lhe antecipadamente agradecido pela cortesia de sua colaboração.
Rubem Queiroz Cobra

 

Direitos reservados. Para citar este texto da Internet:
Cobra, Rubem Q. - Crítica literária de um conto. COBRA PAGES: www.cobra.pages.nom.br, Internet, Brasília, 2004.
(“www.geocities.com/cobra_pages” é “Mirror Site” de COBRA.PAGES)

Utilize a barra de rolagem desta janela de texto para ver as NOVIDADES DO SITE
Obrigado por visitar COBRA PAGES