RQC

BIOGRAFIAS COLETÂNEAS GEÓLOGOS DO MEU TEMPO LIVROS DO AUTOR  

PENSAMENTOS LIVRES SELETA DE CONTOS, MEMÓRIAS E CONFISSÕES

TEOLOGIA NATURAL

Perguntas
mais freqüentes

Quem somos

Hoje:

Mostra de Livros

OS TÁVORA NO BRASIL

 A Casa de Alorna - O último Távora?

 

                           CONTACTO              

 

Página escrita por
Rubem Queiroz Cobra
Site original: www.cobra.pages.nom.br

 

Sinopse:

Poucas famílias mostraram o vigor e o enraizar profundo que têm os dois principais troncos Távora em nosso País. Aqui chegados, primeiro no início e novamente ao fim do século XVIII, os Távora espalham-se hoje por quase todos os Estados da Federação, com densidade maior no Ceará, no Amapá, e na região Sul.

De ânimo peregrino e lutador, não houve desde então movimento político de envergadura que não tivesse na primeira linha um Távora, nem recanto do País em que vivessem e não deixassem a marca de sua influência civilizadora, como na Amazônia, ou religiosa, por força de seus dignatários eclesiásticos, ou literária, pelos incontáveis jornais que fundaram pelo interior, culminando com seu representante maior nas letras, o escritor Franklin Távora

Diante de uma questão tão vasta quanto seria dar conta de todos esses feitos, de biografar todas essas figuras, e de mostrar na ordem genealógica toda a extensão de suas linhagens, este livro não pode ser visto senão como uma pequena contribuição, insuficiente como espelho de grandeza que fosse um justo memorial aos Távora brasileiros. A intenção da Autora não foi outra que a de conservar o registro de algumas conexões e fatos básicos que, fossem esquecidos, maior se tomaria a complexidade do problema histórico para os genealogistas e historiadores no futuro (Texto da 4ª capa).

*

Além da primeira parte dedicada à Genealogia, há outra com as biografias tanto dos principais vultos da família que se tornaram figuras públicas, como também as daqueles que, em quase total anonimato, dedicaram-se a obras de grande expressão social. Entre as primeiras estão as do General Juarez Távora, do escritor Franklin Távora, a de Dom Carloto e a de Dom José Vicente Távora, e de outros membros proeminentes da família. Entre as demais biografias, estão as de médicos, como a do Dr. José Geraldo Távora, e de religiosas abnegadas, como a da Irmã Argemira Távora, que contribuíram não menos para engrandecer a real nobreza da família.

Devido a ser uma edição de poucos exemplares, o preço do volume tornou-se inversamente mais elevado, excedendo ao esperado pela Autora. Também o custo do correio é alto, apesar do pequeno peso do material. Somados esses fatores, o preço final para o leitor é de R$ 23,00 (vinte e três reais) o exemplar, já incluído o porte.

Algumas opiniões dos leitores sobre o livro
Contribuição à Genealogia e História dos Távora no Brasil:

Comentário de Eveline Távora Morrier (U.S.A.)

"Muitíssimo obrigada pela cópia do livro sobre os Távoras. Eu moro já ha bastante tempo fora do Brasil e quero muito que as minhas crianças não percam a conexão com as suas origens brasileiras."

Comentário do Dr. José Geraldo Távora, de Belém, PA:

"No bom sentido "devorei" àvidamente a obra até o final. Farei releitura com mais calma. É sem dúvida uma grandiosa contribuição - posso dizer - para a nossa genealogia. Os Távora sentem orgulho de ser Távora. Meu pai nos "passava" sempre isso e a história justifica."

Opinião do Dr. Francisco Augusto, de Fortaleza, CE:

 "O seu trabalho pela leitura dinâmica que fiz, é HONESTO, pq diz a verdade, indica ao leitor a fonte e onde se aprofundar se desejar. Busca de modo ponderado questionar os pontos polêmicos... informando com segurança." 

Comentário do Dr. Bruno Távora, de Brasília, DF.:

"A história da imagem de Nossa Senhora trazida pelo primeiro Távora deveria ser melhor investigada. É uma relíquia de muito valor, no meu entender. Parabéns pelo livro."

Opinião do Dr. Francisco Carlos Távora de Albuquerque Caixeta, de São Paulo, SP.:

"Parabéns pela iniciativa. Além de excelente fonte de pesquisa, o livro é um verdadeiro baú de memórias sobre a família, conservando sua trajetória e importância para os escaninhos da História."
 

 

 

 

Ascendência pela linha masculina de
Dom Pedro José de Almeida Portugal

Omitidos os títulos menos importantes dos principais da família, e de acordo com Manuel Artur Norton em seu livro Dom Pedro

Dom Pedro Miguel de Almeida Portugal, 2º Conde de Assumar e 1º Marquês de Alorna
(Foto Portugal
Dicionário histórico)

 Miguel de Almeida Portugal (Ed. Agência Geral do Ultramar, Lisboa, 1967 p. 348 a 359), entendemos assim a genealogia que nos leva a Dom Pedro José de Almeida Portugal, o último Távora segundo José Norton:

V - D. JOÃO DE ALMEIDA PORTUGAL (1663-1738)

1º. Conde de Assumar. Esteve na Índia com seu pai, com a patente de Capítão-de-Mar-e-Guerra; membro da Academia Real de História; casado com sua prima coirmã D. Isabel de Castro, filha de D. João de Mascarenhas, 2°. Conde de Torre; 1°. Marquês de Fronteira, e de D. Madalena de Castro.

Tiveram:

      1(VI)  D. Pedro Miguel de Almeida Portugal, q.s.s.

     2(VI) Dª. Madalena Bruna de Almeida Portugal e Castro.(1689-1729), casada com D. Tomás de Noronha, 5º Conde de Arcos de Valdevez, filho de D. Marcos de Noronha. 4.0 Conde de Arcos de Valdevez, e D. Maria Josefa de Távora. c.g,

     3(VI) Dª. Luísa do Pilar e Noronha, religiosa nas Capuchas Descalças da Madre de Deus em Lisboa.

   4(VI) D. Diogo Fernandes de Almeida Portugal (1698-1752), doutorado em Cânones, Deputado da Inquisição de Lisboa; membro da Academia Real da História .

     5(VI) D. Francisco de Almeida portugal Masca­renhas (1701-1745), Arcediago de S. Pedro de França, no bispado de Viseu, Deputado da Inquisição de Lisboa,  e membro da Acadamia Real da História.

      6(VI) D. António de Almeida Portugal (1705-1754), Arcedíaco de Valdiga na Sé de Lamego; Monsenhor Prelatício da Igreja Patriarcal de Lisboa. .

     7(VI) D. José de Almeida Portugal. Cavaleiro Professo na Ordem de Malta, n.1714).

VI - D. PEDRO MIGUEL DE ALMEIDA PORTUGAL (1688-1756)

Foi o  2º. Conde de Assumar e 1°. Marquês  de Alorna., Director-General da Cavalaria do Reino. Governador e Capitão-General de

Dom Pedro José de Almeida Portugal, 4º Conde de Assumar e 3º Marquês de Alorna
Foto Portugal
Dicionário histórico

 S. Paulo e Minas Gerais no Brasil, e Vice-Rei na Índia. Membro da Academia Real da História; casado com D. Maria José de Nazaré de Lancastre, filha de D. Luís de Lancastre, 4º. Conde de Vila Nova de Portímão e de Dª. Madalena Teresa de Noronha.

Tiveram:

      1(VII) D. João de Almeida Portugal, n. 1715, falecido criança..

      2(VII} D. José de Almeida Portugal, n. 1717 falecido criança

     3(VII) Dª. Ana de Almeida Portugal n. 1723, casou com D. Lourenço de Noronha governador na Índia e em Moçambique, filho de D. Marcos de Noronha, 4º Conde de Arcos de Valdevez e de Dª Maria Josefa de Távora. Com geração.

      4(VII) Dª. Isabel de Almeida Portugal (1724-1726).

     5(VII) Dª. Madalena Josefa de Almeida Portugal (1725-1742), casada com D. Bernardo de Castro Noronha eLancastre, filho de D. Francisco José de Almada Castro e Noronha, e de Dª Guiomar Francisca de Vasconcelos. s.g.

      6(VII) D. João de Almeida Portugal, q.s.s.

     7(VII) Dª. Maria Isabel de Almeida Portugal, n.1730, Freira no Mosteiro de N. Sr.n da Conceição dos Car­deais, usando o nome de Teresa Maria de Jesus.

     8(VII) D, Luís de Almeida Portugal, n. 1731. Estudou em França e nunca mais voltou a Portugal.

      9(VII) Dª. Francisca Paula de Almeida Portugal (1734-1736).

    10(VII) D. Fernando de Almeida Portugal, n.1737. Estudou em França.

    11(VII) D. Diogo de Almeida Portugal (1939-1740).

VII - D. JOÃO DE ALMEIDA PORTUGAL (1726-1802)

Foi o 2.º Marquês de Alorna, 3º. Conde de Assumar. Esteve preso no Forte da Junqueira de 1758 a 1777, sem qualquer culpa formada para sua detenção; membro da Academia Real da História; casado com D. Leonor de Lorena e Távora, filha herdeira de Fran­cisco Assis de Távora. 3.° Conde de Alvor, Vice-Rei na Índia, Diretor-General da Cavalaria. do Reino; e de Dª. Leonor Tomásia de Távora, 6ª Condessa de S. João da Pesqueira. 3ª. Marquesa de Távora.

Tiveram:

     l(VIII) Dª. Leonor de Almeida Portugal (1750-1839), poetisa conhecida por Alcipe, casou com Carlos Pedro Maria José Augusto, Conde Oeyenhausen-Groewenbourg, na Áustria, deixando extensa descendência.

     2(VIII) Dª. Maria Rita de Almeida Portugal (1751-1786), escritora romântica conhecida por Dafne, casou com Dom Luís Antônio da Câmara, deixando extensa descendência..

     3(VIII) D. Pedro José de Almeida Portugal, q.s.s.

VIII - D. PEDRO JOSÉ DE ALMEIDA PORTUGAL (1754-1813) (*)

Foi o 3.° Marquês de Alorna. 4.° Conde de Assumar, Grande Oficial da Legião de Honra de França. Fez a. Campanha da Rússia (1813) como Tenente-General. Autor do livro Reflexões sobre o Systema Econômico do Exército; casado com  D. Henriqueta Júlia Gabriela da Cunha, filha de Manuel José Carlos da Cunha e Távora. 6º. Conde de S. Vicente, e de Dª. Luísa Caetana de Lorena.

Tiveram:

     l(IX) D. João de Almeida Portugal (1786-1805), 5.° Conde de Assumar,  faleceu duma queda de cavalo; s.g,

     2(IX) D, Miguel de Almeida Portugal (1787-1806), 6.° Conde de Assumar, faleceu afogado num tanque do jardim do Quartel-General em Borba; s.g,

(*) Dom Pedro (José) de Almeida Portugal, em O Último Távora, de José Norton.

______________________________________________

Opiniões dos leitores sobre o livro
Contribuição à Genealogia e História dos Távora no Brasil:

                           CONTACTO              

 

Página escrita por
Rubem Queiroz Cobra
Site original: www.cobra.pages.nom.br

Comentário de Eveline Távora Morrier (U.S.A.)

"Muitíssimo obrigada pela cópia do livro sobre os Távoras. Eu moro já ha bastante tempo fora do Brasil e quero muito que as minhas crianças não percam a conexão com as suas origens brasileiras."

Comentário do Dr. José Geraldo Távora, de Belém, PA:

"No bom sentido "devorei" àvidamente a obra até o final. Farei releitura com mais calma. É sem dúvida uma grandiosa contribuição - posso dizer - para a nossa genealogia. Os Távora sentem orgulho de ser Távora. Meu pai nos "passava" sempre isso e a história justifica."

Opinião do Dr. Francisco Augusto, de Fortaleza, CE:

 "O seu trabalho pela leitura dinâmica que fiz, é HONESTO, pq diz a verdade, indica ao leitor a fonte e onde se aprofundar se desejar. Busca de modo ponderado questionar os pontos polêmicos... informando com segurança." 

Comentário do Dr. Bruno Távora, de Brasília, DF.:

"A história da imagem de Nossa Senhora trazida pelo primeiro Távora deveria ser melhor investigada. É uma relíquia de muito valor, no meu entender. Parabéns pelo livro."

Opinião do Dr. Francisco Carlos Távora de Albuquerque Caixeta, de São Paulo, SP.:

"Parabéns pela iniciativa. Além de excelente fonte de pesquisa, o livro é um verdadeiro baú de memórias sobre a família, conservando sua trajetória e importância para os escaninhos da História."
 

 

M. J .Távora
23/02/2009

 

Informações: Secretária - Mônica  Resultado de imagem para icons what is up.com.br (61) 99649 0280 Fixo (61) 3248 3092

 

Direitos reservados. Para citar este texto da Internet:
Maria José Távora Queiroz Cobra, . - OS TÁVORA NO BRASIL. COBRA PAGES: www.cobra.pages.nom.br, Internet, Brasília, 2004.
(“www.geocities.com/cobra_pages” é “Mirror Site” de COBRA.PAGES)

Utilize a barra de rolagem desta janela de texto para ver as NOVIDADES DO SITE
Obrigado por visitar COBRA PAGES