Maria do Socorro Adusumilli

Hoje: 20-01-2025

Página escrita por Rubem Queiroz Cobra
Site original: www.cobra.pages.nom.br

 

Uma das duas professoras – ela e a professora Raquel Lins – que integraram o grupo de fundadores do Curso de Geologia da Universidade do Recife, na segunda metade da década de 1950. A professora Maria do Perpétuo Socorro Adusumilli lecionou naquele Curso – depois integrado ao Departamento de Geociências da Universidade Federal de Pernambuco –, até o ano de 1971.

Natural do Maranhão, nascida em 1929, e formada em História Natural pela Faculdade Nacional de Filosofia da então Universidade do Brasil, em 1952/1953, obtendo os títulos de Bacharel e Licenciatura. Foi contratada em 1957 pela CAGE-Campanha de Formação de Geólogos, para professora assistente do professor de Petrografia, Heinz Ebert, no Curso de Geologia.

A professora Maria do Socorro se casou em 1960, no Recife, com o Professor de Mineralogia Adusumilli Bhaskara Rao (como era chamado na Índia). Compareci com Maria José, minha mulher, à cerimônia de seu casamento, celebrado em casa do Professor Karl Beurlen, na rua Desembargador João Pais, em Boa Viagem, numa bela tarde de verão.

Após o casamento, deixou a assistência de Petrografia, que passou a ser exercida por mim, e passou a assistente de seu marido. Em 1971, Dona Maria do Socorro mudou-se com o marido e seus dois filhos Anand Rao e Savithri Maria para a capital, Brasília. No Instituto de Geociências da Universidade de Brasília (UnB) lecionou Cristalografia, Mineralogia, Noções de Gemologia, e Técnicas Mineralógicas, no Curso de Graduação em Geologia. Foi responsável pelos laboratórios de Microscopia e de Raios X. No Curso de Pós-Graduação (Mestrado), lecionou Mineralogia de Urânio e Tório.

Fez concurso para Livre docência em 1977 na UFMG-Universidade Federal de Minas Gerais, com a tese Contribuição à Mineralogia dos Niobo-tantalatos da Província Pegmatítica Nordestina. Realizou estágios em Lisboa (no Laboratório de Técnicas Físico-químicas, sob orientação do Prof. José Lima de Faria) e em Amsterdam (com o Prof. W. Uytenbogardt); fez um breve Pós-Doutorado na Université D’Orleans, França, em 1986, com trabalhos de óptica (secções delgadas e polidas).

É sócia efetiva da SBG (Sociedade Brasileira de Geologia) e da SBCR-Sociedade Brasileira de Cristalografia desde 1985. Nesta participou como membro da Diretoria e fez alguns trabalhos com a Dra. Yvonne Mascarenhas. Foi Pesquisadora do CNPq-Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, e também orientou vários bolsistas de Iniciação Científica.

Recebeu em 1981, da Universidade Federal do Maranhão, a medalha Sousa-Andrade e o diploma de Mérito Universitário.

Durante sua vida profissional publicou diversos artigos em periódicos científicos como única autora e, uma grande parte, como co-autora junto ao Prof. A, Bhaskara Rao. Fez apresentações em Congressos no Brasil e no Exterior. Publicou dois “cadernos” de Aulas Práticas: um em Cristalografia e outro em Mineralogia Óptica alem de contribuições com capítulos para a composição de livros de coletânea.

A professora Maria do Socorro Adusumilli aposentou-se como Professora Titular da Universidade de Brasília, em 1994.

Rubem Queiroz Cobra

Página lançada em 27-02-2011 e atualizado em 10-08-2020.

Direitos reservados.
Para citar este texto: Cobra, Rubem Q. – Maria do Socorro Adusumilli. Site www.cobra.pages.nom.br, Internet, Brasília, 2020.