Hoje: 23-12-2024
Página escrita por Rubem Queiroz Cobra
Site original: www.cobra.pages.nom.br
O estudo da maturidade pode se constituir em uma disciplina acadêmica ou científica. Uma disciplina do conhecimento se sustenta pelo que investiga ou ensina, e por não ser redutível a nenhuma outra. A maturidade, ao assumirmos que, teoricamente, ela antecede a Educação, tem essa independência e poderia constituir-se em uma disciplina no campo das investigações psiquiátricas na qual pudéssemos encontrar causas que teriam a maturidade como efeito.
Serão, provavelmente, muitos e variados os quesitos de pesquisa, de maior ou menor importância.
Devido as variáveis no desenvolvimento das aptidões básicas da maturidade, sujeitas a fatores externos, o seu desenvolvimento pode ter especificidades regionais. Por exemplo, a subnutrição ou a ausência de determinado elemento indispensável à saúde mental em uma área geográfica reconhecida, produzirão nanismos físicos que refletirão na capacidade mental das pessoas dessa área.
Maturidade dos povos – a causa da diferença: meu pensamento é que não se trata de inteligência nem de estudos, mas de maior maturidade dos povos mais desenvolvidos e menor maturidade nos povos atrasados.
Geneticamente haverá maior ou menor expressão das aptidões mentais básicas em diferentes povos. Hábitos alimentares, vertentes culturais, clima quente ou frio diferenciarão o desenvolvimento, porque tais aptidões não são dadas em sua plenitude, mas crescem conforme fatores que sejam favoráveis ou não. Dessas variáveis resultaram as características mentais de cada povo. Combater a fome removeria possivelmente a principal causa das deficiências neurológicas que é a subnutrição. Seriam pesquisadas carências danosas ao sistema nervoso.
Veja, por favor, as páginas vinculadas: “Campo Específico da Disciplina Maturidade” e “Áreas de Pesquisas“.
Rubem Queiroz Cobra
Página lançada em 07-02-2022.
Direitos reservados.
Para citar este texto: Cobra, Rubem Q. – A Maturidade como disciplina acadêmica. Site www.cobra.pages.nom.br, Internet, Brasília, 2022.