Hoje: 23-01-2025
Página escrita por Rubem Queiroz Cobra
Site original: www.cobra.pages.nom.br
A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z
Deixa. Palavra ou palavras do final de uma fala e que indicam a ocasião da réplica do ator ou de qualquer movimento dele, ou também serve de indicação ao contrarregra para uma mudança de luz ou de som. Para maquinistas, contrarregras, luz, e som, indica o momento de sua intervenção.
Diretor de ator. Tem a tarefa de ensaiar o ator, seguindo a orientação dada pelo Diretor-geral.
Diretor de cena. É o responsável pela encenação do espetáculo o que compreende a atuação disciplinada dos atores e o desempenho eficiente do pessoal técnico.
Diretor Geral. Coordenador geral de todos os aspectos envolvidos com o espetáculo, aprova a escolha do elenco, o cenário, o figurino, iluminação, etc.
Diretor musical. Responsável por escolher a trilha sonora, fundos musicais, etc.
Distribuição. Quadro de distribuição dos personagens e seus intérpretes.
Divulgador. Publicitário ou jornalista incumbido de mandar horários e notícias sobre o espetáculo, preparar sinopses, para os jornais e revistas, e colher e divulgar as críticas favoráveis às apresentações.
Drama. História escrita com diálogo e indicações para ser representada
Dramaturgia. Arte da composição das peças de teatro.
Dramaturgo. O literato que escreve a peça teatral. Autor de um texto dramático, que é a literatura destinada ao teatro.
Elenco. O plantel de atores em uma representação teatral.
Eletricista. É quem cuida de toda a instalação elétrica do teatro. É ele quem instala os refletores, gambiarras, como também as luzes de cena tais como lustres, abajures etc. e os distribui no quadro de luz.
Espaço cênico. Área do palco ocupada com a representação. Divide-se primeiramente em direita e esquerda, conforme a visão do público. A direita alta é o canto superior da cena do lado direito; direita baixa é a parte inferior da cena do lado direito. Aplica-se simetricamente a mesma divisão ao lado esquerdo.
Espetáculo. A encenação ou representação de uma peça no teatro para uma plateia.
Estética. Disciplina que trata do Belo. É parte da Filosofia assim como a Ética e a Moral, que tratam do Bom, e a Epistemologia, que trata da Verdade. A Arte é objeto da Estética o que coloca também o Teatro no campo de sua abrangência filosófica.
Rubem Queiroz Cobra
Página lançada em 12-02-2006.
Direitos reservados.
Para citar este texto: Cobra, Rubem Q. – Glossário de Teatro. Site www.cobra.pages.nom.br, Internet, Brasília, 2006.