Luise Heiberg

Hoje:

Página escrita por Rubem Queiroz Cobra
Site original: www.cobra.pages.nom.br

Heiberg, Johanne Luise, née Pätges (1812-1890), foi uma atriz dinamarquesa e empresária, grandemente exaltada pela intelectualidade de seu tempo.

Johanne Luise começou a representar precocemente, cantando para os fregueses da taverna e salão de bilhar de seu pai. Como dançarina-cantora ela estreou no Teatro Real na idade de 14 anos. Em 1828 ela representou o papel de Agnete em um nova peça de vaudeville intitulada Elverhøj (“Elfinhill”). A peça foi um grande sucesso, e é ainda hoje representada, e base do hino nacional dinamarquês e Johanne tornou-se uma estrela. Em 1831 ela casou-se com o teatrólogo Johan Ludvig Heiberg.

Até 1864, quando ela se aposentou do teatro em virtude da morte de seu parceiro de representação, Michael Wiehe, Johanne era estrela de primeira grandeza do palco dinamarquês, extraordinária nos clássicos e musicais que lhe deram fama. Sua corte reunia as melhores inteligências da cultura dinamarquesa. Até 1879 ela dirigiu peças, e devido ao seu encorajamento Henrik Ibsen apresentou a prémière da maioria de suas peças no Teatro Real. Sua autobiografia, em quatro volumes, foi publicada postumamente (1891-92).

Rubem Queiroz Cobra

Página lançada em 00-00-1999

Direitos reservados.
Para citar este texto: Cobra, Rubem Queiroz – Luise Heiberg. Site www.cobra.pages.nom.br, INTERNET, Brasília, 1999.