Genealogia: a História da sua Família

Hoje:

Página escrita por Rubem Queiroz Cobra
Site original: www.cobra.pages.nom.br

PEDIDO DE AJUDA DE PESQUISA GENEALÓGICA

Se desejar colocar os dados da sua pesquisa genealógica na
Internet, e aguardar que alguém possa ajudar, envie mensagem para
CONTACTO de COBRA PAGES.
Para ver os pedidos  já postados clique em Vitrine das Famílias
.

PORQUE A PESQUISA GENEALÓGICA TEM VALOR

A consciência de família e de tradição é, em minha opinião, a raiz da cidadania e da auto estima. O conhecimento da origem da família, sua ligação a uma cultura, a uma religião, é parte fundamental da estrutura de identidade do Eu e requisito fundamental também para a autenticidade e maturidade da personalidade de cada indivíduo.

Em meu Site encaro a pesquisa genealógica como o despertar de uma consciência ampla de família, capaz de gerar um sentimento de autoestima pela grandeza da união familiar identificada e reconhecida. O meu propósito é estimular o interesse das pessoas pela pesquisa genealógica.

O entendimento desse papel fundamental da genealogia é, no entanto, dificultado pela tendência da maioria das pessoas de achar que somente a família que se liga à nobreza europeia merece estudo. Isto subverte a pesquisa, porque leva o indivíduo a procurar primeiro o seu sobrenome entre as famílias nobres, a copiar brasões e enlear-se num sonho de fidalguia, mesmo sem conhecer sequer o nome completo do seu avô.

O estudo da origem da família deve ser despido de qualquer ideia pré-concebida, excesso de imaginação, etc. Deve ater-se aos documentos, pois existem vários ramos diferentes e distintos, ainda que se trate do mesmo sobrenome, e um sobrenome nobre pode aparecer em quem não é. Como fazer sua pesquisa genealógica, que tipo de documentos procurar e onde encontrá-los é o assunto da página Métodos.

Algumas obras se tornaram clássicas no Brasil. A página Bibliografia lista várias delas. Em Minas Gerais Velhos Troncos Mineiros, do Cônego Raimundo Otávio da Trindade, e as Três Ilhoas, de José Guimarães; em São Paulo  a Genealogia Paulistana, de Silva Leme, são exemplos, entre outras obras expressivas

Rubem Queiroz Cobra

Página lançada em 19 de julho de 2001.

Direitos reservados.
Para citar estes textos: Cobra, Rubem Q. – Genealogia: a história da sua família. COBRA.PAGES, www.nom.br, Internet, Brasília, 2001.