Higiene Pessoal: Tracoma

Hoje:

Página escrita por Rubem Queiroz Cobra
Site original: www.cobra.pages.nom.br

A doença e como ela afeta as pessoas

O tracoma é uma infecção dos olhos que pode resultar em cegueira após repetidas reinfecções. É a principal causa mundial de cegueira evitável e ocorre onde as pessoas vivem em condições de superlotação, com acesso limitado a cuidados de água e saúde. Tracoma se espalha facilmente de pessoa para pessoa e é frequentemente transmitido de criança para criança e de criança para a mãe dentro da família. Infecção geralmente ocorre pela primeira vez na infância, mas as pessoas não ficou cego até a idade adulta. A doença progride ao longo de anos como infecções repetidas causar cicatrizes na parte interna da pálpebra, ganhando o nome de “doença silenciosa” Os cílios, eventualmente, transformar polegadas Isto faz com que esfregar na córnea na frente do olho. A córnea torna-se marcado levando a severa perda de visão e, eventualmente, a cegueira.

A causa

Tracoma é causada por um organismo chamado Chlamydia trachomatis. Através da descarga dos olhos de uma criança infectada, o tracoma é transmitido pelas mãos, na roupa, ou por moscas que pousam em face da criança infectada.

Distribuição

Tracoma ocorre no mundo inteiro e na maioria das vezes em comunidades rurais pobres em países em desenvolvimento. Tracoma é comum no Oriente Médio, Norte e África Subsaariana, parte do subcontinente indiano, da Ásia do Sul e China. Bolsões de tracoma ocorrem na América Latina, Austrália (entre nativos australianos) e as ilhas do Pacífico.

Escopo do problema

A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que seis milhões em todo o mundo são cegas devido ao tracoma e mais de 150 milhões de pessoas estão a precisar de tratamento.

Intervenções

Intervenções primárias defendida para a prevenção da infecção o tracoma incluem saneamento básico, redução de criadouros voar e aumento de limpeza facial (com água limpa) entre as crianças em risco da doença. A assustar e mudar visual para o tracoma pode ser revertido por um procedimento cirúrgico simples realizado a nível da aldeia que inverte os cílios inturned.

Higiene pessoal e ambiental boa tem sido provado ser bem sucedido no combate ao tracoma. Incentivar a lavagem de rostos de crianças, um melhor acesso à água, e eliminação adequada dos dejetos humanos e animais tem sido mostrado para diminuir o número de infecções do tracoma nas comunidades.

Aliança Global para a Eliminação do Tracoma até 2020 (GET 2020)

A OMS, juntamente com uma aliança de partidos interessados adotou a estratégia “SAFE” para combater o tracoma. Os quatro componentes da estratégia incluem:

  • Cirurgia
  • Tratamento com antibióticos (tetraciclina pomada de antibiótico novo, azitromicina foi testado em vários países e os resultados iniciais são bastante promissores)
  • Limpeza facial
  • Mudanças ambientais.

Preparados para o Dia Mundial da Água 2001. Avaliado por funcionários e especialistas da unidade de Água, Saneamento e Saúde (WSH), Organização Mundial da Saúde (OMS).

Rubem Queiroz Cobra

Página lançada em 20-06-2011.

Direitos reservados.
Para citar este texto: Cobra, Rubem Q. – Tracoma. Site www.cobra.pages.nom.br, INTERNET, Brasília, 2011.